Como criar um encurtador de URL personalizado

Como criar um encurtador de URL personalizado

Encurtador de URL… É muito provável que você já tenha ouvido falar desta funcionalidade. Talvez até conheça como outro nome: encurtador de link.

Os encurtadores de URL começaram a ganhar força lá por volta de 2009, quando as principais redes sociais da época, em especial o Twitter, impactavam na divulgação de artigos, produtos e da própria comunicação em si devido a sua limitação de caracteres (140 caracteres na época).

Sendo assim, os profissionais de marketing precisavam de uma maneira para divulgar os seus links sem impactar nas limitações de caracteres bem como transmitir claramente as suas comunicações. Então surgiu a fantástica ideia dos encurtadores de links!

Antes de tudo, é bom avisar que esse tutorial contém alguns pontos mais técnicos, então, se sentir alguma dificuldade na hora de criar seu encurtador de URL personalizado, saiba que estou à disposição para ajudar a tirar suas dúvidas ok?

O que é encurtador de URL?

Encurtador de URL é uma ferramenta na qual você insere um link com o objetivo de diminuir a sua quantidade de caracteres (encurtar o link), ou seja, ele é um redutor de URL.

Vamos a um exemplo prático:

Link original: https://bmassist.com.br/planejamento-de-marketing-digital/otimizacao-de-conversao/ (82 caracteres).

Link encurtado: https://cutt.ly/planejamento-marketing (38 caracteres).

No exemplo acima obteve-se uma redução de 51,90% na quantidade de caracteres.

Além disso é bom destacar que além de um link encurtado, nós podemos fazer uma personalização dele. No exemplo deixei o final da URL encurtada como “planejamento-marketing”.

Existem vários encurtadores de URL no mercado atualmente, entre os mais conhecidos, destaca-se o bit.ly.

Contudo, a maioria são pagas e possuem limitações em seu uso.

Criando o seu encurtador de link

Uma vez que tenha entendido mais sobre os encurtadores de URL vamos a parte prática.

Antes de tudo é preciso adquirir um novo domínio para poder utilizar ele como URL reduzida.

É importante ressaltar que nessa etapa existem duas partes bem importantes:

Pesquisa e sorte

Nessa parte, como o nome já diz, é preciso fazer uma pesquisa para encontrar um domínio que seja “compatível” com a sua estratégia de link reduzido, e sim, você não leu errado, é preciso também um pouco de sorte para que o domínio esteja disponível para que possa efetuar o registro dele.

Muitas vezes, infelizmente, não conseguimos encontrar um domínio que se enquadre na estratégia que estamos pensando.

Preço

Novamente é preciso falar do “fator” sorte!  Isso porque quando encontramos o domínio ideal, às vezes, os valores são altos demais para que possamos iniciar o processo para criar o nosso encurtador de URL.

Quando digo valores altos demais, quero dizer preços em torno de US$245 até US$2000! E todos nós sabemos o valor do dólar aqui no Brasil né?

Contudo, com um pouco de paciência e muita pesquisa, é possível achar domínios que possam atender as suas expectativas com valores a partir de US$4,99.

É importante lembrar que, para uma eficiência maior, tente trabalhar com domínios de até 4 caracteres em seu nome. Exemplo: abcd.tk

Se o domínio foi adequado para as suas estratégias de URL encurtado e o preço estiver acessível, então, é só efetuar o registro dele.

E então, fechamos a primeira parte do ciclo de criar um encurtador de URL, pesquisa, sorte e preço.

A etapa seguinte já necessita de termos mais técnicos.

Após a aquisição do domínio é preciso fazer o apontamento de DNS dentro do serviço de onde fez a aquisição do domínio. Muitos serviços de hospedagem oferecem a possibilidade de inserir domínios adicionais em seu servidor, dessa forma, não é necessário fazer a contratação de um novo plano de hospedagem.

Para esse tutorial irei usar a configuração realizada no Cpanel. Caso você não saiba qual é o painel de hospedagem oferecido pela empresa que trabalha, recomendo que abra um ticket com eles.

Vale lembrar também que muitas empresas realizam essa criação de domínio adicional via ticket.

Antes de apontar o DNS do domínio é necessário efetuar o cadastro no serviço de hospedagem, para isso, precisamos acessar o Cpanel. Uma vez logado no Cpanel, procure a opção “Domínios Adicionais”.

 

Em seguida é preciso inserir o endereço do domínio que comprou conforme imagem abaixo.

O passo seguinte registrar o DNS. No caso do exemplo, a aquisição do domínio foi realizado pela ferramenta Freenom.

Dentro do painel Freenom, escolha a opção “Manage Domain”.

 

Na opção seguinte, escolha “Management Tools” e depois “Nameservers”.

Escolha a opção “Use custom nameservers (enter below)” e insira o nome dos DNS do seu serviço de hospedagem. Esses nomes podem ser solicitados para o seu serviço de hospedagem.

Se você não usa o Freenom, não fique preocupado, o processo é similar em quase todos os serviços de registro de domínio conhecidos. Lembre-se que se tiver alguma dúvida pode contar comigo para ajudar.

A última etapa é escolher uma ferramenta parecida com o Bit.ly mas que seja open source, isto é, gratuita.

Para este tutorial iremos usar a ferramenta Cutt.ly.

Acesse Cutt.ly e crie a sua conta. Após criar sua conta clique na opção “Editar Conta” e na tela seguinte escolha “Adicionar novo domínio”.

Adicione o domínio que será usado como encurtador de link e após isso, siga as orientações para a configuração do DNS por IP.

Novamente será necessário acessar o Cpanel para efetuar a configuração de IP para que o Cutt.ly possa fazer o redirecionamento adequadamente.

Dentro do Cpanel escolha a opção “Zone Editor”.

Procure pelo domínio que será utilizado como encurtador de link e escolha a opção “Gerenciar”.

Escolha a opção “Add record” e faça a inserção do registro conforme imagem abaixo. Após efetuar a configuração basta clicar em “Add record” novamente. Lembre-se de substituir knz.lol pelo seu domínio.

Desejo

Depois que finalizar essa configuração, podemos enfim, utilizar o encurtador de URL em nossas ações de marketing.

Como usar o encurtador de link

Com o fim das etapas mais técnicas finalmente podemos utilizar o nosso encurtador de URL.

Acesse a ferramenta Cutt.ly e escolha a opção “Cole o url longo e encurte-o”. Certifique-se que a opção “Use o próprio domínio” esteja ativada. Depois basta apenas clicar em “encurtar”.

Lembre-se que a utilização do encurtador de link vai mudar de acordo com a sua estratégia, ou seja, se pretende medir a eficácia de cada rede social de forma independente, recomenda-se que crie um link encurtado para cada rede social, por exemplo.

Resumindo, a forma como irá encurtar a URL é bem flexível e pode se adaptar em qualquer estratégia que tenha em mente.

Vantagens do encurtador de URL personalizado

Existem inúmeras vantagens para se criar o encurtador de URL personalizado entre elas destacam-se:

  • Mensurar campanhas offline;
  • Reforçar o branding da sua empresa;
  • Facilitar a postagem em redes sociais como caracteres limitados.
Rolar para cima