Estratégias de Marketing Digital

7 Estratégias de Marketing Digital que você deve conhecer!

O conjunto de Estratégias de Marketing Digital é justamente o que dá forma a essa prática de promoção online. Cada uma delas possui seus próprios objetivos, vantagens e desvantagens!

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Marketing Digital não se refere a uma espécie de caminho único ou algo do tipo. Na verdade, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas dentro desse campo.

Além disso, muitas dessas estratégias podem ser usadas de maneira paralela. Aliás, inclusive é altamente recomendado que elas sejam utilizadas dessa forma.

Mas bem, quais são essas estratégias? Como elas devem ser usadas? Quais são suas vantagens e desvantagens?

Se você também tem essas dúvidas, sugiro que continue lendo este conteúdo. Afinal, aqui serão apresentadas 7 Estratégias de Marketing Digital que você simplesmente precisa conhecer!

1- Inbound Marketing

O Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) foi criado em 2006 na empresa americana Hubspot, por Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Essa é sem dúvida alguma uma das maiores e melhores estratégias de marketing digital existentes, pois aproveita ao máximo as capacidades da Internet em prol de um negócio.

O Marketing de Atração recebe esse nome justamente porque tem como seu principal objetivo atrair clientes. Ou seja, ao aderir o Inbound Marketing você pode (e deve) esquecer de vez a velha arte de prospectar clientes.

De fato, o foco aqui é fazer com que através de outras estratégias de Marketing Digital seja possível chamar a atenção das pessoas, ao ponto de que elas venham até a sua empresa dispostas a fechar negócios.

Atualmente, o usuário está cada mais intolerante à conteúdos que não sejam do seu mais profundo e genuíno interesse. Some isso a escassez de tempo e atenção do mundo moderno e temos a receita perfeita para que as pessoas se interessem cada vez mais por conteúdos muito específicos dentro da Internet.

E é exatamente isso que o Inbound Marketing tenta trazer ao consumidor. A oportunidade de ter acesso de maneira rápida, simples e prática a conteúdos que sejam do seu interesse e resolvam os seus problemas.

Veja a seguir alguns dos benefícios do Inbound Marketing:

  • Permite alcançar o público certo;
  • Ajuda a estabelecer um relacionamento maior com os clientes;
  • Ajuda a aumentar o poder de persuasão da sua empresa para com o cliente;
  • Encurta o ciclo de vendas;
  • Reduz os custos de aquisição de um cliente;
  • Cria autoridade para a marca, auxiliando o aumento do ticket médio do produto;
  • É focado em mensuração e análises.

2- Marketing de Conteúdo

Ainda hoje existe muita confusão entre o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, visto que este último também possui o objetivo de entregar informações de qualidade para uma determinada audiência com o fim de atraí-la.

O grande “X” da questão reside no fato de que o Marketing de Conteúdo faz parte de um grupo de estratégias de Marketing Digital que está dentro do Inbound Marketing. Em outras palavras, há um grande guarda-chuva (Inbound Marketing) e dentro dele o Marketing de Conteúdo está posicionado.

Muitas pessoas associam o Marketing de Conteúdo a uma estratégia unicamente digital mesmo quando isso está muito longe de ser verdade. Até porque, em 1895 a John Deere investiu na estratégia com a sua revista The Furrow, utilizada para educar o público a respeito dos seus produtos.

Além disso, cases de Marketing de Conteúdo como o Guia Michelin mostram que essa estratégia existe há muito tempo e se sempre se mostrou efetiva quando utilizada corretamente.

Mas porque o Marketing de Conteúdo ganhou tanto destaque nos últimos anos?

Bem, a resposta é muito simples:

Precisamos entender que com o crescimento da Internet e o acesso a dados, ficou cada vez mais fácil descobrir padrões e entender exatamente o que o consumidor deseja e busca.

Ora, se existem informações suficientes que apontem de maneira clara quais são as preferências das pessoas, existe também a possibilidade de criar conteúdos que sejam de grande valia para o público.

Para o consumidor, isso também é algo simplesmente incrível. Veja, as pessoas terão acessos a conteúdos que são interessantes de maneira gratuita.

Na hora em que o consumidor decidir fazer uma compra, qual você acha que será a sua escolha:

  • A empresa que nunca demonstra preocupação com ele;
  • A empresa que está constantemente o ajudando com conteúdos de grande valia?

Obviamente o cliente irá optar pelo segunda alternativa na esmagadora maioria dos casos.

Para executar essa estratégia na prática, a única necessidade é de que se busque constantemente criar conteúdos de qualidade para a sua audiência!

3- SEO

SEO ou Search Engine Optimization (Otimização Para Mecanismos de Buscas) é uma grande estratégia de Marketing Digital que acaba envolvendo várias outras estratégias menores.

O grande objetivo aqui é fazer com que uma determinada página da Web assuma uma posição privilegiada dentro de um Mecanismo de Busca, como o Google, Bing, Yahoo, etc.

Essa melhoria da posição da página na web serve para que ela seja mais visualizada e dessa forma receba uma quantia maior de tráfego, podendo assim consequentemente obter melhores resultados dentro daquilo que se é planejado.

O SEO acaba sendo uma das estratégias mais baratas dentro do Marketing Digital, justamente por promover um aumento do Tráfego Orgânico, que é totalmente gratuito. Em outras palavras, uma empresa que faça um bom SEO terá muito tráfego e crescerá a passos largos dentro do mercado digital.

É importante ressaltar que existem dois tipos de SEO:

  • SEO On Page;
  • SEO Off Page;

Cada um desses tipos possui suas próprias particularidades, sendo que o SEO On Page é o responsável por cuidar de tudo aquilo que está dentro da página, enquanto o SEO Off Page lida com aquilo que é externo.

Boas práticas de SEO On Page são:

  • Utilize a palavra-chave ideal para os seus conteúdos;
  • Entregue um conteúdo alinhado com a busca da Persona;
  • Crie conteúdos mais completos do que aqueles que estão nas primeiras posições do Google;
  • Utilize URLs amigáveis;
  • Atualize conteúdos sempre que possível;
  • Retire conteúdos ruins do seu site;
  • Tenha um site Mobile-Friendly
  • Faça títulos extremamente chamativos;
  • Crie ótimas descrições para os seus posts;
  • Adicione elementos visuais aos seus conteúdos;
  • Faça o Alt Text de todas as mídias para que sejam melhor compreendidas pelo Google.
  • Crie conteúdos centrais e conteúdos que indiquem eles;
  • Invista em palavras de Long Tail (Cauda Longa);
  • Faça com que o seu conteúdo seja escaneável (De fácil leitura);
  • Tenha botões para Social Media;
  • Estimule comentários no seu site;
  • Mantenha as pessoas no seu site por mais tempo;
  • Utilize adequadamente as Heading Tags;
  • Foque sempre na qualidade;
  • Utilize a palavra-chave moderamente. Exagerar fará com que o Google lhe puna;
  • Crie boas introduções em todos os seus conteúdos;
  • Mantenha uma frequência nas postagens;
  • Não compita pela mesma palavra-chave;
  • Esteja sempre analisando sua página e fazendo as mudanças necessárias.

Em relação ao SEO Off Page, as práticas são mais limitadas mas igualmente necessárias e poderosas. Veja o que é preciso fazer para ter um bom SEO Off Page:

  • Link Building;
  • Boa autoridade do domínio;
  • Idade do domínio elevada.

Em suma, são esses elementos que fazem com que o SEO Off Page seja efetivo. Porém, vale lembrar que somente a estratégia de Link Building já pode ser tão complicada quanto todo o resto que foi citado aqui anteriormente.

Ah, você também pode conferir aqui nosso post sobre às Principais KPI\’s de SEO!

4- Tráfego Pago 

O Tráfego Pago corresponde a utilização de anúncios na Internet para que as pessoas cliquem e visitem a estrutura que você deseja, seja ela um Site, Blog ou Perfil em alguma Rede Social.

A grande vantagem do Tráfego Pago é que você acaba conseguindo impactar uma pessoa de forma rápida e direcionada, não precisando esperar que ela venha até você, conforme manda o Inbound Marketing, por exemplo.

Para que você possa utilizar o Tráfego Pago da forma certa, é preciso levar algumas coisas em consideração:

  • Você precisa conhecer bem o seu público-alvo;
  • Devem haver projeções sobre os resultados aos quais se busca a obtenção;
  • Testes precisam ser realizados constantemente;

No fim das contas, o Tráfego Pago é sim uma das melhores estratégias de Marketing Digital, mas ele precisa ser utilizado de maneira inteligente. Investir todo o seu dinheiro dessa maneira pode ser muito custoso no fim das contas.

O ideal é utilizar esse tipo de estratégia como uma forma de atrair audiência para onde se deseja e em seguida utilizar de outros métodos para fidelizá-la. Isso diminuirá o CPL  (Custo por Lead) e poderá aumentar o seu ROI futuramente.

5- Social Media

Não é novidade para ninguém que as Redes Sociais possuem hoje uma importância simplesmente gigantesca.

Contudo, por incrível que pareça, ainda existem muitas empresas que não utilizam elas de maneira adequada. Na verdade, existem muitas empresas que simplesmente não investem da maneira certa nessa estratégia, mesmo sabendo que é mais do que óbvio que ela poderia gerar altos retornos. 

É importante compreender também que cada rede social possui sua própria dinâmica e precisa ser utilizada de forma diferente. De fato, aplicar as mesmas regras para diferentes plataformas é algo que está muito distante de ser benéfico para qualquer marca.

Algumas redes sociais como o Instagram são mais adequadas para pessoas físicas e não para empresas, enquanto outras redes como o Youtube conseguem ser mais amplas nesse sentido.

No fim das contas, o ideal é sempre estar posicionado nas redes sociais que são importantes para sua audiência e para o seu negócio como um todo.

Confira nosso post sobre Métricas para Instagram!

6- Video Marketing

Segundo estimativas de 2019, o consumo de vídeo havia aumentado cerca de 165% nos últimos anos 5 anos.

Isso acontece principalmente por conta da facilidade de se consumir um conteúdo em formato de vídeo. Você pode fazer qualquer outra coisa enquanto o vídeo fica ali rodando e você consome a informação.

Essa é uma oportunidade gigantesca, o que coloca o Video Marketing como uma das melhores estratégias de Marketing Digital.

Obviamente, não existe uma necessidade de que todas as empresas tirem proveito disso, até porque, uma empresa deve apenas utilizar as estratégias de Marketing Digital que são interessantes para ela.

Entretanto, a eficácia do Video Marketing já é confirmada e ele é sem dúvida alguma um dos melhores caminhos para se alcançar a audiência.

7- E-mail Marketing

Por fim, uma das melhores estratégias de Marketing Digital é o famoso e consagrado E-mail Marketing.

Embora essa estratégia seja relativamente antiga dentro do cenário digital, não há como negar que ela é simplesmente incrível em todos os aspectos.

Isso porque ela permite:

  • A maior taxa de entrega do mercado;
  • O maior índice de conversões do mercado;
  • A possibilidade de se fazer testes frequentes.

Uma boa estratégia de E-mail Marketing obviamente irá precisar caminhar lado a lado com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, pois você precisa da permissão e da atenção das pessoas para poder se comunicar via E-mail.

Além disso, uma estratégia de E-mail Marketing deve priorizar o estabelecimento de uma boa relação com os Leads. Nada de enviar promoções o tempo todo ou só querer vender.

Se conecte com o público, entregue conteúdos que sejam relevantes e faça o máximo para que o seu E-mail seja o melhor conteúdo entregue para aquela pessoa naquele dia!

Não se esqueça de compartilhar nosso post em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer as Estratégias de Marketing Digital. Contamos com você!

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