Marketing Para Pequenas Empresas

Marketing Para Pequenas Empresas: 7 Dicas Incríveis!

O Marketing é uma função primordial dentro de qualquer empresa, seja ela do tamanho que for. Afinal de contas, é tarefa do Marketing conectar a organização ao mercado consumidor de forma eficaz.

Todavia, é natural que empresas maiores acabam tendo algumas vantagens sobre as pequenas. Ora, uma grande empresa já possui uma marca muito bem estabelecida e clientes de longa data, o que acaba tornando tudo mais fácil.

Entretanto, isso não é uma desculpa para não fazer Marketing para Pequenas Empresas. Aliás, são elas que mais precisam disso para poderem crescer e ganhar mais espaço no mercado.

Dito isto, iremos listar aqui 7 dicas para que esse tipo de Marketing seja feito da maneira certa. Confira com atenção!

1- Entenda que mesmo uma pequena empresa ainda é uma marca!


A marca Starbucks é um exemplo de empresa que desde sempre se preocupou com sua imagem e com a sua marca. O resultado disso foi um crescimento gigantesco e o estabelecimento de uma cultura única.

Muitas pessoas acabam enxergando uma pequena empresa apenas como um negócio local que possui pouco impacto sobre a sociedade como um todo.

Contudo, este tipo de pensamento é completamente errado, pois acaba ignorando diversas premissas básicas do mundo dos negócios.

Porém, seria muito cansativo abordar todos estes aspectos aqui. O ponto principal é:

Uma pequena empresa ainda é uma marca e por conta disso precisa ser gerenciada da forma certa do ponto de vista mercadológico.

Não é porque a empresa é pequena que ela não deve se preocupar com aspectos como:

  • Presença Digital;
  • Storytelling;
  • Diferenciação;
  • Fundamentação dos valores da marca em seus produtos/serviços.

Até porque, mesmo uma empresa muito pequena pode trazer para a sua realidade a vivência de alguns valores básicos.

É preciso lembrar que todas as empresas do mundo começaram muito pequenas, assim como todas elas conseguiram crescer justamente por possuir uma visão diferenciada de Marketing desde o início.

2- O Marketing para pequenas empresas é 100% focado no cliente.

Antes de mais nada, precisamos deixar bem claro que as grandes empresas também precisam focar o seu Marketing no cliente. Não há dúvidas disso.

Todavia, as pequenas empresas possuem uma necessidade ainda maior. Isto porque elas já possuem diversas desvantagens, então focar nisso é o que acaba dando a possibilidade de obter bons resultados.

Mas o que significa “focar nos clientes”? Bem, veja a resposta por conta própria abaixo.

É preciso compreender o cliente

O primeiro passo para conseguir fazer um Marketing direcionado para o seu cliente é compreendê-lo.

Afinal, de que outra forma seria possível estabelecer uma comunicação efetiva com seus compradores?

Compreender o cliente vai muito além de se basear em achismos ou dados pouco específicos do mercado. Na verdade, estamos falando aqui de análises densas a respeito das pessoas.

Isto é, faz-se necessário realizar pesquisas ministradas por intermédio de questionários com os seus clientes, abordando tudo aquilo que sua empresa precisa saber sobre eles.

Com esses dados em mãos, acaba sendo muito fácil acertar nas estratégias de Marketing, visto que agora você sabe exatamente o que precisa ser feito baseado nas particularidades dos seus consumidores.

A sua marca deve estar presente nos locais importantes para o seu cliente

Outro ponto importantíssimo e que merece ser mencionado aqui é a grande necessidade de que toda a estrutura de comunicação esteja nos locais certos.

Isso quer dizer que deve ser analisado quais são os canais de compra mais comuns para os seus clientes, para então investir pesado neles.

Em outras palavras, não existe a necessidade de se fazer presente em todos os canais de comunicação, mas é sim fundamental estar presente nos canais certos!

Os produtos devem ser desenhados para os clientes

Todos os seus produtos devem estar perfeitamente desenhados para os seus clientes.

Isso nem sempre é possível, visto que não é tão simples assim criar produtos “perfeitos”. Justamente por esse motivo é necessário estar sempre aberto a testes e alterações.

Ouvir os Feedbacks dos clientes faz com que melhorias possam ser feitas, de forma que o produto fique cada vez mais adequado para os consumidores.

A experiência do usuário deve ser valorizada ao extremo

Toda a experiência do usuário deve ser valorizada ao máximo, seja no que se diz respeito aos canais de comunicação ou até mesmo ao próprio produto ou serviço prestado.

Com uma boa experiência, é natural que o usuário se interesse cada vez mais pela empresa.

Para conseguir gerar isso é primordial adaptar o seu produto constantemente para que ele seja o melhor possível para o comprador.

O Pós-Compra é importantíssimo

Muitas empresas acabam se preocupando somente com a venda pela venda. Essa é uma péssima decisão, que certamente pode cobrar muito caro no futuro.

Afinal de contas, o período de pós-compra é ainda mais importante, visto que é exatamente nesse momento que podem aparecer problemas com o produto ou serviço, além da necessidade de receber ajuda por parte do cliente.

Sendo assim, pequenas empresas devem sempre estar atentas a isso, pois se estiverem presentes para o cliente nesse momento, ele certamente verá a empresa de outra maneira, tornando-se assim um consumidor fiel.

3- Ser uma pequena empresa é uma grande vantagem!

Ao contrário do que muitos imaginam, ser uma pequena empresa é certamente uma grande vantagem, visto que uma estrutura reduzida permite ações que são impossíveis para grandes empresas.

Graças ao seu pequeno tamanho, acaba sendo possível tomar decisões mais rápidas e manter uma proximidade maior com o consumidor.

Além disso, pequenas empresas muitas vezes podem usar indivíduos como expositores da marca de uma maneira mais fácil e muito mais chamativa. Tanto é que hoje diversas pequenas empresas ganham muita força dessa maneira.

Em outras palavras, é preciso aproveitar o tamanho da empresa para conseguir adotar estratégias de Marketing ágeis, que sejam capazes de ajudar a organização a tomar a dianteira no mercado.

4- Marketing para pequenas empresas exige muito profissionalismo e organização!

Não é raro ver pequenas empresas fazendo um marketing completamente equivocado. Muitas vezes elas enxergam essas ações como coisas “obrigatórias”, as quais não possuem um sentido intrínseco.

Mas veja bem, a única forma de uma pequena empresa ganhar relevância dentro do mercado e crescer de forma significativa é através de um bom Marketing e, para que este seja realmente relevante, é necessário haver uma boa organização e muito profissionalismo.

Isso se manifesta através da utilização de estratégias corretas, um grande cuidado com a qualidade das ações de Marketing e acima de tudo com uma boa consistência nas ações.

5- Sempre tenha muita atenção com as métricas!

Principalmente para as pequenas empresas, as métricas acabam sendo muito importantes, pois permitem que haja uma visualização melhor sobre os mais diversos aspectos do negócio.

Sem ter atenção as métricas será simplesmente impossível definir com clareza se as ações de marketing para pequenas empresas são efetivas ou não.

Analisar o ROI, ROAS e demais métricas representa a possibilidade de conseguir obter resultados melhores ao longo do tempo.

Se você quiser saber um pouquinho mais sobre as métricas para Marketing Digital, sugerimos que clique aqui para ter acesso a um conteúdo que irá falar especificamente sobre isso.

6- Escolha a estratégia de Marketing mais adequada para o seu negócio.

Não existe a necessidade de que uma pequena empresa siga uma estratégia de Marketing apenas porque ela está em alta.

Existem negócios que não seriam beneficiados pelo Marketing de Conteúdo, pois sua estrutura não necessita desse tipo de coisa.

Em contrapartida, esses mesmos negócios podem ser favorecidos por uma estratégia de Marketing Direto.

O principal ponto aqui é buscar a estratégia que mais faz sentido para o negócio e então aplicá-la da maneira mais profissional possível!

Com uma estratégia que funcione, existe uma chance muito grande de que o Marketing Para Pequenas Empresas seja feito da forma certa.

7- Utilize influenciadores.

Utilizar influenciadores é uma ótima estratégia de Marketing para pequenas empresas.

Aliás, quando falamos sobre influenciadores não estamos necessariamente falando sobre pessoas com milhões de seguidores.

Alguém com um grande número de seguidores nas redes sociais e que não seja tão famoso já pode ser um grande influenciador.

Usar isso ao favor de uma pequena empresa é o suficiente para conseguir novos clientes com mais facilidade!

Siga cada uma dessas dicas e faça Marketing Para Pequenas Empresas da forma certa!

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