A importância do Marketing Digital como chave para os negócios

A importância do Marketing Digital como chave para os negócios

A evolução da tecnologia e da internet proporcionou espaço para que as mudanças ocorram de forma muito mais rápida, com grande fluxo de informações e com a quebra de barreiras físicas.

Vivemos atualmente a era da conectividade, que acabou se tornando o principal meio de interação com o consumidor. E aí que entra o papel do marketing digital nos negócios, que merece uma atenção exclusiva.

Mas qual a diferença, então, entre o marketing tradicional e o marketing digital?

O marketing digital é o conjunto de estratégias para atrair novos negócios, criar novos relacionamentos ou até promover produtos em ambiente digital.

E, justamente por estar inserido nesse ambiente, o contato com os clientes é mais próximo e personalizado. Os canais digitais incluem blogs, mídias sociais, sites, e-mails.

No marketing tradicional essa comunicação com o público ocorre offline, em canais de comunicação que se restringem a meios como televisão, jornais, revistas, eventos.

A comunicação com o consumidor é unilateral, apenas a empresa realiza o contato, o que acaba sendo uma limitação para o marketing tradicional.

Nos meios digitais não há esse problema, a comunicação é bilateral, a empresa se comunica com os consumidores e vice-versa.

Então, mensurar o retorno de investimento das estratégias de marketing tradicional acaba sendo mais difícil.

É necessário ter um contato direto com o público para se realizar uma avaliação com perguntas como, se a publicidade foi relevante na hora da compra do produto ou serviço.

E, é justamente esse o diferencial do marketing digital. Os resultados de investimentos podem ser mensurados de forma rápida e precisa por meio de métricas e KPI’s, que auxiliarão a entender se houve um retorno ou não.

Assim, é preciso repensar o modo como é realizado o marketing tradicional e como aplicar o marketing digital de forma a expandir o alcance e aperfeiçoar a imagem da marca para obter resultados mais satisfatórios.

As vantagens do Marketing Digital para impulsionar as vendas

Em um cenário atual em que os usuários são bombardeados a todo instante por diversos anúncios de várias marcas diferentes, o marketing entra para conseguir chamar a atenção do consumidor.

O consumidor está cada vez mais exigente e mais consciente de seus desejos. Agora requer mais esforço para convencê-lo  a adquirir um determinado produto ou serviço.

No marketing digital, algumas ferramentas como o Google Ads fornecem a possibilidade de segmentar o seu pública alvo com uma maior precisão.  Com o banco de dados de usuários da empresa, é possível traçar um perfil mais preciso do seu público ideal.

Os dispositivos móveis contribuíram para melhorar a interatividade com os consumidores, que podem agora opinar e indicar os produtos de interesse a qualquer momento e em qualquer lugar.

Isso gera novas oportunidades de adquirir novos clientes, atraídos por recomendações e boas avaliações. Além de fidelizar os atuais clientes com o ganho de uma confiança facilitada por essa aproximação.

As opiniões dos clientes, agora facilmente acessíveis, também ajudam a identificar problemas e criar soluções de forma muito mais rápida e efetiva. Assim, pode-se modificar ou retirar anúncios, evitando prejuízos maiores para a empresa.

Mas, o marketing digital não se restringe apenas a essas funções já citadas anteriormente. Elaborar todo um plano de marketing também ajuda a empresa a definir a sua marca para estabelecer qual é a sua missão, valores e princípios.

O processo de entender melhor quem é o seu cliente e os seus desejos e necessidades ajuda a empresa a definir melhor a identidade da sua marca e o seu modelo de negócio.

Afinal, a empresa precisa se conhecer primeiro, o que ela tem a oferecer para poder criar estratégias que possam conquistar os seus clientes.

Atualmente, na obtenção de melhores resultados trabalha-se o marketing digital juntamente com o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo permite gerar uma credibilidade e a atrair os clientes de forma espontânea e natural com a elaboração de conteúdos de qualidade.

Tendências do Marketing Digital para 2020

Para os próximos anos, o marketing precisará se adaptar as possíveis mudanças que estão por vir com as novas tecnologias.

Uma dessas tendências é o aumento de buscas por voz em plataformas do Google ou aplicativos como o Siri.

Então, é necessário repensar o uso da ferramenta SEO (Search Engine Optimization) para evitar a perda desse tráfego que funciona de forma diferente das buscas tradicionais.

Essa ferramenta também ganha destaque no tráfego de buscas orgânicas, em que a marca não paga para estar no topo.

E em meio  ao surgimento de novas tecnologias e a melhorias de algoritmos do Google, cada vez mais precisos para se adaptar aos hábitos dos consumidores.

Os chatbots ganham relevância no mercado. A previsão é que o chatbot seja a principal forma de serviço de atendimento ao cliente (SAC), substituindo a presença humana.

O machine learning e a inteligência artificial permitem que os robôs possam atender o consumidor de formar mais rápida e a personalizar o atendimento.

É preciso também acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, que levam mais em consideração os produtos recomendados por outras pessoas.

Assim, o marketing de influência ganha cada vez mais força com os influenciadores digitais em meio a popularização das redes sociais.

Esses influenciadores ganham destaque como influência nas decisões de compra dos usuários, perdendo apenas para a indicação de amigos.

Com o consumidor mais criterioso, o branding também ganha destaque para contribuir com a construção de uma imagem positiva da marca, juntamente com a criação de uma autenticidade.

Essa sutileza é justamente o inbound marketing, combustível do marketing de conteúdo.

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