SEO (Search Engine Optimization) nada mais é que um conjunto de estratégias somados a uma metodologia que ao ser aplicado traz ótimos resultados no posicionamento das buscas orgânicas.
Ao aplicar suas estratégias dentro de uma metodologia, a organização do projeto e sua visualização ficam mais claras, consequentemente, acompanhar e fazer as análises dos resultados obtidos ficam mais assertivos.
Basicamente as ações para otimizar seu site para os motores de buscas consistem em:
- Pesquisa e análise;
- Identificar as palavras-chaves;
- Analisar a situação atual do site;
- Definição e implementação das estratégias;
- Relatórios e acompanhamentos.
Colocando um pouco do meu ponto de vista, SEO consiste também em quebras de paradigmas. Ainda é muito comum, hoje em dia, ouvir falar que “black hat não existe” ou então “copia e cola o texto do fabricante”. Essas atitudes podem até economizar tempo, (já que para fazer um SEO de qualidade exige tempo, paciência e muito estudo e análise). Mas será que isso é vantajoso para a minha marca ou empresa?
Com toda certeza respondo que não. Sempre costumo dizer que não é porque uma coisa dá certo é que está certo. Quando se faz ações não recomendadas pelo Google, Facebook ou qualquer outra empresa que procuram levar a melhor experiência de navegação e conteúdo para o internauta, o “castigo” logo vem.
Não é uma questão de “se ele virá”, mas sim de “quando ele virá”. Mas falaremos disso em uma outra oportunidade.
Se SEO é um conjunto de estratégias, então o que são as ferramentas de SEO?
As ferramentas de SEO nos auxiliam a gerenciar e mensurar nossas estratégias na otimização de sites nos motores de buscas.
São elas que nos fornecem as informações necessárias para determinar se a estratégia aplicada está indo para o objetivo estipulado ou não.
Atualmente existem no mercado diversas ferramentas que podem ser utilizadas para trabalhar com a otimização de sites, pagas e gratuitas, entre elas destacam-se Google Analytics, Search Console, Google Adwords, Bing Ads, MOZ, SemRush entre outras.
Conclusão
Nesse artigo vimos que o SEO é um conjunto de estratégias, ou também, boas práticas aplicadas na arquitetura do site e em seu conteúdo.
Vimos também que o resultado esperado para o SEO é de médio e longo prazo. Dessa forma, é preciso trabalhar continuamente com essa estratégia.
E então? Já parou para pensar em como está o posicionamento do seu site nos buscadores entre eles o Google?
Espero ter ajudado e fique à vontade para deixar seu comentário. Sua opinião é muito importante.
Até a próxima. ヽ(ヅ)ノ